Subnautica – Morando no oceano

Gabriel/ julho 5, 2016/ Jogos/ 0 comentários

Em um futuro distante, você toma controle de um tripulante de uma espaçonave gigantesca chamada Aurora, que durante uma missão acaba sofrendo danos em sua estrutura e assim cai órbita adentro de um planeta chamado 4546B, formado basicamente por um oceano de aproximadamente 3 km de profundidade. Pouco antes do impacto, o jogador consegue escapar numa capsula de sobrevivência e logo encontra-se flutuando nas águas do planeta alienígena, desprovido de munições ou equipamentos e deve encontrar uma maneira de sobreviver.

Espaçonave Aurora após o impacto no oceano

Seguindo a linha dos jogos de sobrevivência em lugares inóspitos (como Ark: Survival Evolved e The Solus Project por exemplo), Subnautica é um jogo de exploração em mundo aberto com mudança de tempo (dia/noite) no qual o jogador deve aventurar-se pelas profundezas do oceano para assim conseguir recursos para construir equipamentos, tubos de oxigênio de mergulho e até mesmo construir uma base subaquática para alojar todas suas coisas e equipamentos tecnológicos. Enquanto isso, deve-se atentar a necessidades básicas como fome e sede, tendo de pegar pequenos peixes para assa-los e arranjar uma forma de filtrar a água para bebe-la. O oceano é grande, e pode ser explorado nadando livremente ou com a ajuda de submarinos que também podem ser construídos e pilotados. Entretanto vale lembrar que o período noturno é mais perigoso, com mais predadores famintos a solta, que podem ser combatidos com o auxílio de armas manufaturadas.

Uma das possibilidades de construção de base submarina

Tratando da parte técnica, Subnautica conta com uma ideia muito boa e mesmo em seu estágio de desenvolvimento atual a diversão é garantida. Porém, a versão do console ainda conta com diversos bugs que particularmente já me atrapalharam um pouco em minha jogatina, como travar durante o salvamento e perder todo o progresso ou o próprio cenário decidir atravessar as paredes da minha base, por exemplo. Os desenvolvedores já afirmaram que estão trabalhando em uma grande atualização para o Xbox One que igualará o jogo à sua versão atual nos PC’s (que atualmente conta com esquemas de fazenda e colheita, mecanismos e equipamentos novos, correções de bugs e de quedas de frames). Aqueles que optarem por comprar a versão beta, não precisarão pagar novamente quando a versão definitiva passar a ser vendida, tendo apenas de realizar a atualização que será solicitada.

Subnautica pode ser comprado pela Steam ou pela própria loja do Xbox One via Game Preview. Ainda não há confirmação de lançamento para Playstation 4, nem de uma modalidade multiplayer. Confira abaixo o trailer do gameplay.