Por onde andam os personagens que saíram de Grey’s Anatomy – Dr. Burke #11

Solange dos Santos/ setembro 13, 2015/ Séries e TV/ 0 comentários

Cuidado! Se não terminou a décima temporada o texto pode conter alguns spoilers!

Preston Burke Xavier (Isaiah Washington)

Dr. Burke foi o chefe da cirurgia cardiotorácica durante as três primeiras temporadas da série. Sempre almejando ser o Chefe da Cirurgia, Preston foi um renomado médico que trabalhava arduamente. Saiu do Seattle Grace Hospital depois de deixar sua noiva, Cristina Yang, antes de seu casamento.

Cresceu no Alabama, onde sua mãe é dona de um restaurante. Foi um dos candidatos de 2008 e 2009 para o Prêmio Avery Harper. Competiu contra muitos candidatos, ganhando após sair do Seattle Grace.

Ele é um cirurgião brilhante, é extremamente limpo e organizado, especialmente quando se trata de seu apartamento, que é impecável, e é um excelente cozinheiro.

Era muito amigo de Richard e, após alguns desentendimentos iniciais, ficou muito amigo também de Derek e O’Malley.

Começou um relacionamento com Cristina já na primeira temporada, mas acabaram terminando, pois ele temia que isso pudesse arruinar suas reputações. No entanto, Cristina ficou grávida e abortou, fazendo com que eles se reaproximassem e voltassem a ficar juntos.

Após um incidente no hospital onde Burke foi baleado, ele passou a ter alguns tremores na mão direita, afetando seu controle dela. Sem querer deixar as cirurgias, Burke passou a operar juntamente com Cristina, para que, caso ocorresse algo ela pudesse intervir. Após O’Malley descobrir esse segredo, Cristina não aguentou a pressão, contando tudo para o Chefe.

Como consequência disso, o chefe ficou muito irritado, pois havia um grande risco em operar seus pacientes dessa forma e  Burke, que seria o novo Chefe, teve que concorrer com outros atendentes.

Com o final de seu segredo, foi operado pelo Dr. Shepherd, recuperando a plena utilização da mão.

Após Cristina revelar seu segredo, o relacionamento deles ficou abalado. Porém, Burke a pediu em casamento e Cristina aceitou.

Voltou a Grey’s em 2013 para fazer uma aparição com Christina, onde lhe ofereceu um emprego. Nesse episódio ficamos sabendo que ele se casou.

Isaiah saiu da série após insultar TR Knight. Depois de muita polêmica, ele foi demitido e eles reescreveram o final da 3ª temporada com Burke abandonando Cristina no altar e Meredith terminando com Derek sem nenhum razão aparente.

Após sua saída de Grey’s, fez participações nas séries Bionic Woman (Antonio Pope), The Cleaner (Keith Bowen), Law e Order: Los Angeles (Roland Devidson) e  Single Ladies (Noland).

Isaiah em Bionic Woman como Antonio Pope.

Trabalhou como ator e produtor atuou ainda no filme área Q, abordando o tema alienígenas gravado aqui no Brasil e com atores brasileiros.

Isaiah como Thomas em Area Q.

Participou também, entre outros, dos filmes: Secret Summer (Gus), They Die by Dawn (Ben Hodges), Hurricane Season (Coach Simmons), The Undershepherd (L.C.) e Blue Caprice (John)

Isaiah em The Undershepherd como L.C.

Atualmente pode ser visto na série The 100, onde é um ator regular, interpretando o Chancellor Jahar.

Paige Turco como Abby e Isaiah Washington como Jaha — Credit: Bettina Strauss/The CW

Perdeu o personagem de ontem? Clique aqui!