O Alquimista – porque todos devem ler?

Gabriel/ Fevereiro 13, 2016/ Livros/ 0 comentários

“É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante”

Conheci Paulo Coelho quando era bastante jovem, através de O Diário de um Mago, posteriormente li Brida, ambos livros com histórias muito interessantes. O primeiro sendo uma não-ficção trazendo aprendizados pessoais do autor pela sua jornada de peregrinação no Caminho de Santiago de Compostela e o segundo um romance sobre uma bruxa do mesmo nome. Apesar de inúmeras indicações, passei batido por O Alquimista.

Foi então que vi a nova edição do livro enquanto visitava uma livraria, com sua capa cor laranja viva, praticamente me convidando a pega-lo. Com o livro em mãos decidi leva-lo e descobrir finalmente do que se tratava a história. Vale dizer que logo nas primeiras páginas descobrimos se tratar de um conto puramente simbólico sobre um pastor de ovelhas. Ou seja, uma história com significados profundos e que podem ser adequados aos nossos próprios paradigmas.

A jornada de Santiago, o pastor e protagonista, se inicia quando ele decide seguir uma pequena intuição e partir em busca da concretização de um sonho. Sua trajetória, seus encontros e desencontros possuem riquezas únicas, repletos de ensinamentos sobre toda a vida, sobre a importância de ouvir seu próprio coração e sempre buscar realizar sua própria “Lenda Pessoal” ou seja, realizar seus sonhos mais puros. A antiga e misteriosa arte da alquimia (fator que presenteia ao livro seu título) está presente em sua essência, explicando ao leitor o real valor hermético da transmutação e iluminação que os alquimistas tanto buscavam.

Repleto de conselhos simples, de acalentar o coração e nos fazer ver a vida com leveza, O Alquimista me surpreendeu por me fazer ver a magnitude através da simplicidade, como dizem “é importante ter um objetivo pra jornada afrente, mas no fim, o que importa mesmo, é a jornada”. Se há uma lista de livros obrigatórios a serem lidos, este título certamente está nela.

Título: O Alquimista  Título original: O Alquimista  Autor: Paulo Coelho  Editora: Sextante  Gênero: Ficção  Páginas: 176