Fábulas

Era uma vez…

Olá, meus caros amigos leitores, tenho completa certeza que todos vocês foram introduzidos ao mundo das histórias por qualquer uma das fábulas que tenha começado com essas três simples palavras na linha de cima. A resenha que estarei escrevendo hoje é sobre uma história em quadrinhos que com toda certeza irá nos remeter a esses tempos infantis de personagens heroicos e princesas, mas de uma forma completamente inusitada. Senhoras e senhores, lhes apresento: Fábulas.

“Publicada pela editora DC Comics através de seu selo Vertigo no período de julho de 2002 até julho de 2015. Sua história apresenta vários personagens de contos de fadas e folclore que foram expulsos de suas Terras Natais por um inimigo desconhecido, chamado simplesmente de “Adversário”. Elas então viajaram para o nosso mundo e formaram, na cidade de Nova York, uma comunidade clandestina conhecida como Cidade das Fábulas.

Escrita por Bill Willingham e desenhada majoritariamente por Mark Buckingham, a revista conta também com colaborações de desenhistas como Lan Medina e Steve Leialoha. James Jean foi responsável pela arte das capas das primeiras 81 edições, função que desde então passou a ser exercida por João Ruas. Após seu lançamento, Fábulas foi recebida com elogios de críticos especializados e leitores, tornando-se destinatária de diversas honrarias da indústria de quadrinhos, incluindo múltiplos prêmios Eisner.” – [Fonte Wikipedia]

“Caramba, Marcio. Legal! Uma história onde conta a história de personagens já criados. Mas por que ao certo eu devo dar uma chance para princesas e príncipes se já conheço as histórias deles? Se fosse assim poderia parar de perder meu tempo e ir assistir Once Upon a Time.” – Sim, isso pode ter passado pela cabeça de vocês em algum motivo nessa resenha, já que ainda não falei nada que fosse o real motivo. A série é premiada e muitas pessoas gostaram dela, mas vamos pular as preliminares e ir ao que realmente interessa.

Existem uma cidade de fabulas refugiadas na cidade de Nova York e todas elas fugiram de suas terras natais por causa do Adversário, isso já ficou bastante claro. Mas vamos falar sobre os primeiros arcos então. Na cidade onde é refúgio para Fabulas tidas como humanas. Ocorre um crime horrível que pode pôr em risco a existência pacifica entre Fabulas e Mundanos (já que eles não fazem a menor ideia da existência das fabulas). O assassinato de Rosa vermelha, irmã gêmea de Branca de Neve não tão conhecida aqui, desencadeia uma investigação pelo xerife da cidade. E quem é esse detetive? A resposta é Bigby Wolf, também conhecido como Lobo Mal.

Daí você já começa a pensar: “Caramba, deram o papel de detetive de uma cidade ao lobo mal?! E se ele vier a devorar algum dos personagens no decorrer da história? ” – Sim e Não, ele é um dos melhores personagens que você verá na história, e sua superiora também estará o ajudando, a senhorita Branca de Neve. A única testemunha que pode ser considerada a ajudar é João do Pé de Feijão, mas ele sempre foi tido como um verdadeiro vigarista para a comunidade das fabulas. Como esse mistério pode dar certo?

Com o primeiro arco resolvido, damos um salto para o segundo arco, conhecido como Revolução dos Bichos (Qualquer referência a obra unanime não é mera coincidência), havia citado sobre o refúgio das fabulas Humanas, mas e as fabulas animais? Elas ficaram para trás nas terras natais e foram derrotadas pelo Adversário? Não! No interior da cidade de NY, um refúgio para essas fabulas foi construído, conhecido como A Fazenda. A Fazenda é o local onde as Fabulas que não podem tomar forma humana são enviadas e elas não estão muito contentes com o seu “exílio no exílio” das demais fabulas. Lideradas por Cachinhos Dourados, buscam uma revolução onde tomaram o controle da Fazenda para si.

Mas o que é o verdadeiro charme de Fabulas é a riqueza e foco que temos nos personagens. Nunca poderíamos saber que o Príncipe Encantado que é um verdadeiro mulherengo poderia vir a se tornar um prefeito razoável até vir a se tornar um herói de guerra, que o zelador Papa-Moscas poderia se tornar um rei tão bondoso e magico, Pinóquio poderia realmente ter sido um dos principais diplomatas para o termino da guerra contra o Adversário e Cinderela fosse uma agente-secreta.

Fabulas além de ter durado 13 anos de publicação rendeu 22 arcos divididos em suas 150 edições. Sendo eles listados abaixo:

Vol 1. Lendas no Exílio (Fables #1–5, e a curta história “A Wolf in the Fold” – Legends in Exile)

Vol 2. A Revolução dos Bichos (Fables #6–10 – Animal Farm)

Vol 3. O Livro do Amor (Fables #11–18 – Storybook Love)

Vol 4. Marcha dos Soldados de Madeira (Fables #19–21, 23–27, e a edição “The Last Castle” – March of the Wooden Soldiers)

Vol 5. Os Ventos da Mudança (Fables #22, 28–33 – The Mean Seasons)

Vol 6. Terras Natais (Fables #34–41 – Homelands)

Vol 7. Dias e Noites das Arábias (Fables #42–47 – Arabian Nights (and Days))

Vol 8. Lobos (Fables #48–51, mapas da Cidade das Fábulas e da Fazenda, além do script da edição #50)

Vol 9. Filhos do Império (Fables #52-59 – Sons of Empire)

Vol 10. O Bom Príncipe (Fables #60-69 – The Good Prince)

Vol 11. Guerra! (Fables #70-75 – War and Pieces)

Vol 12. A Era das Trevas (Fables #76-82 – The Dark Ages)

Vol 13. O Grande Encontro (Fables #83-85 – The Great Fables Crossover, Jack of Fables #33–35 and The Literals #1–3)

Vol 14. Bruxas (Fables #86-93 – Witches)

Vol 15. Rosa Vermelha (Fables #94-100 – Rose Red)

Vol 16. Superequipe (Fables #101-107 – Super Team)

Vol 17. Herdeiro do Vento (Fables #108-113 – Inherit the Wind)

Vol 18. Filhotes na Brinquedolândia (Fables #114-121 – Cubs in Toyland)

Vol 19. Branca de Neve (Fables #114-123 (histórias secundárias), #124-129 – Snow White)

Vol 20. Camelot (Fables #130-140 – Camelot)

Vol 21. Felizes para Sempre (Fables #141-149 – Happily Ever After )

Vol 22. Despedida (Fables #150 e conteúdo extra –  Farewell)

 

Fabulas também gerou vários produtos derivados, incluindo as séries: Jack of Fables (Contando as histórias do vigarias João), Fairest (Focada unicamente nas mulheres de Fabulas) e no ano de 2016 a Nova serie Para Sempre – Das Páginas de Fábulas que se trata da chegada de um novo capítulo do legado de FÁBULAS! Em um mundo pós-Fábulas onde a magia é abundante, ela pode ser empunhada para o bem maior ou usada para plantar as sementes da anarquia e do terrorismo. Os Jogadores Ocultos são uma rede mundial de agentes Fábulas e mundanos – encarregados de policiar um novo mundo encantado e proteger a humanidade dela mesma.

A Serie também rendeu uma História chamada The Wolf Among Us que logo viria a se tornar um jogo da série TellTales onde você pode escolher as ações do personagem para que a história venha a se moldar no decorrer.

Fabulas foi uma das histórias mais ricas em detalhes que já li até hoje e fico feliz de ter me desafiado a ler todas as edições em exatos 150 dias, uma por dia para que minha surpresa sempre aumentasse e funcionou bastante. Uma ótima dica para você que quer uma saga rica em personagens e que conhece dar o devido ênfase em todos sem se esquecer de nenhum deles. Também ganha pontos pelo charme de ter trago personagens clássicos da nossa infância para uma trama impressionante.

O que é?! Esperava um “E viveram felizes para sempre” no final dessa resenha? Leia A saga e procure por si mesmo.

%d blogueiros gostam disto: