Antes de Dormir – S. J. Watson


Título:
Antes de Dormir

Título original:
Before I Go to Sleep

Autor: S. J. Watson

Livro Único

Editora: Record

Gênero: Suspense

Páginas: 400

 

“Acordarei amanhã como acordei hoje. Achando que ainda sou uma criança. Achando que ainda tenho uma vida inteira de escolhas pela frente.”

 

Já pensou em como seria acordar num local desconhecido, com um estranho dormindo ao seu lado e não se lembrar de como foi parar lá? Como seria acordar e perceber que seu corpo não lhe é familiar? Se olhar no espelho e descobrir que está 20 anos mais velha?

É dessa forma que a personagem principal inicia a história. Todos os dias Christine acorda e revive a mesma cena. Um trauma em seu passado fez com que se tornasse amnésica. Sua condição médica é complicada, ela não consegue reter suas memórias por mais do que algumas horas.

Após seu ritual diário, Christine se descobre casada. O que houve com ela é incerto, difícil de entender e doloroso. Ela acredita ter sorte por ter um marido atencioso que a ama, outra pessoa poderia tê-la abandonado. Não é fácil conviver com alguém como ela, que nem sabe quem é direito. Poucas horas após seu marido ir trabalhar seu telefone toca, é um homem. Seu médico. Aparentemente ela vem se tratando com ele sem que seu marido saiba. Como parte do tratamento ele lhe pediu que escrevesse um diário, onde registra além dos acontecimentos de seu dia a dia, os fragmentos de sua memória que lhe surgem às vezes. Porém, conforme vai lendo os registros em seu diário,  começa a perceber que nem tudo é o que parece, e a cada página tem mais certeza de que algo está errado. Como saber em quem confiar quando todos sabem mais a seu respeito do que você mesma? Quando as mentiras contadas num dia não serão lembradas no outro?

Antes de dormir é o livro de estreia do autor S. J. Watson, e é o tipo de livro que prende o leitor.

Ao virar as páginas vamos descobrindo juntamente com Christine seu passado e vamos nos sensibilizando com sua história, suas inseguranças e seus medos. O enredo é muito bem construído, e conforme vamos lendo passamos a desconfiar de todos, inclusive da sanidade da própria Christine. Com um final muito bom e sem nenhuma ponta solta, o autor simplesmente nos conquista.

Curiosidades: Em 2014 o livro ganhou uma adaptação cinematográfica dirigida por Rowan Joffe com Nicole Kidman como Christine, Colin Firth como Bem e Mark Strong como Dr. Nash.

Book trailer:

Já leu esse livro? Conte-nos o que achou nos comentários!